PT
English Português Brasileiro
  • Faça o teste
  • Campanha
  • Blog
  • Contato
×
  • Faça o teste
  • Campanha
  • Blog
  • Contato

Blog

Capa Postagem

Software brasileiro tenta reforçar o combate ao coronavírus

09/06/2021

Tecnologia é capaz de reconhecer padrões neurais, viabilizar testes rápidos e identificar como a doença age no corpo

Um grupo de pesquisadores brasileiros e especialistas voluntários lançou nesta sexta-feira (8) software capaz de detectar informações sobre a ação da COVID-19 no corpo humano. A campanha Seu cérebro diz é uma alternativa para contribuir com o combate à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). A iniciativa, cuja fase de testes começa já, tem como objetivo fomentar estudos para controle e descoberta da cura da doença.

A plataforma estará disponível gratuitamente para que hospitais e institutos de pesquisa de todo o mundo possam realizar os experimentos. Além de ajudar a entender a manifestação do vírus no cérebro humano, a tecnologia pretende agilizar o resultado dos exames comprobatórios, assim como no tratamento e desenvolvimento de vacinas.

De acordo com o pesquisador e idealizador do projeto, Pablo Mattos, o equipamento tem como base as pesquisas mais avançadas em neurotecnologia, atividade que exerce influência na compreensão que as pessoas têm do cérebro e dos vários aspectos da consciência.

“O cérebro tem uma íntima ligação com o corpo através do sistema nervoso, além de enviar e receber sinais de todo o organismo, os quais são registrados nas estruturas cerebrais e acionam diversas áreas da mente. Essa nova tecnologia, portanto, é capaz de reconhecer padrões neurais e identificar como cada doença age no corpo humano, sendo uma forte aliada para detectar mais rapidamente se uma pessoa está infectada pela COVID-19 ou como ele se comporta no indivíduo”, explicou.

Segundo os resultados dos testes primários, feitos durante o desenvolvimento, o software consegue mapear em apenas cinco minutos o que está ocorrendo no cérebro e no organismo humano em tempo real. A reunião de informações do dispositivo se dá por meio de um teste rápido com o usuário infectado pela doença. A análise desse teste é feita pelas palavras reproduzidas pelo paciente durante o período em que ele é colocado em transe.

A neurocientista Alessandra Ghinato Mainieri, também colaboradora do projeto, afirma que o programa utilizado para as avaliações é um algoritmo de inteligência artificial que realiza um cálculo complexo de possibilidades para detecção de padrões tanto de pacientes quanto de determinada doença.

“Palavras-chave são associadas a redes neurais das mais variadas e, por meio de um cálculo de probabilidades, estima-se o padrão comum para determinado indivíduo e o nível de correlação do padrão individual com padrões neurais já cientificamente conhecidos que estão associados a certas patologias”, esclareceu.

Testes

As etapas de testes da aplicação do software serão efetuadas de três maneiras. Na primeira delas serão analisados os dados de pacientes já infectados pela COVID-19, com o propósito de entender como o vírus funciona. Nos estágios posteriores, serão colhidas informações de pessoas com sintomas leves para, assim, finalmente desenvolver formas de tentar conter o avanço da pandemia.  

Para mais informações, acesse o site oficial da campanha: https://www.seucerebrodiz.com/.


Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2020/05/08/interna_nacional,1145662/software-brasileiro-tenta-reforcar-o-combate-ao-coronavirus.shtml


Categorias

  • Na Mídia 5

Postagens mais Acessadas

  • Capa Postagem

    09/06/2021 - Hospitais e institutos de pesquisa terão auxílio de software inovador para combate ao Coronavírus

  • Capa Postagem

    09/06/2021 - Software brasileiro tenta reforçar o combate ao coronavírus

  • Capa Postagem

    09/06/2021 - “Seu Cérebro Diz”: Software é capaz de identificar como a Covid-19 age no corpo humano

  • 13/06/2020 - Campanha "Your Brain Says" na mídia

  • Capa Postagem

    09/06/2021 - Campanha “Your Brain Says” é disponibilizada para pacientes que foram contaminados pelo coronavírus

  • Voltar ao Topo
  • Faça o teste
  • Campanha
  • Termos de Uso

Entre em Contato

  • contato@seucerebrodiz.com

Acompanhe nossas redes sociais

Copyright ® Seu Cérebro Diz. Todos os direitos reservados.

Divera

Termos de Uso

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO

CONDIÇÕES GERAIS

Os Termos aqui apresentados dizem respeito a utilização, seja de pessoa jurídica ou física, pelos serviços oferecidos pela campanha MEU CÉREBRO DIZ, sendo certo que todo usuário, DECLARA E ACEITA os presentes TERMOS E CONDIÇÕES para utilização da plataforma.

IDADE:

Somente maiores de 18 (dezesseis) de idade completados na data do cadastro poderão acessar a Plataforma.

CADASTRO

O USUÁRIO, ao efetuar o cadastro, somente poderá usar dados verdadeiros, em hipótese alguma, poderá usar dados de terceiros.

O USUÁRIO NÃO deve passar a plataforma qualquer “vírus”, dados corrompidos, perigosos, informações ou “arquivos nocivos” que de alguma forma possa afetar a segurança da campanha MEU CEREBRO DIZ, de seus usuários ou de terceiros.

Seu acesso ocorrerá somente de forma GRATUITA, para a realização das avaliações e questionários.

Caso ocorra alguma inconsistência nos dados apresentados, estes serão automaticamente excluídos.

Caso o USUÁRIO não aceite os novos TERMOS E CONDIÇÕES, não poderá realizar sua avaliação, que ficará suspensa até que a aceitação seja efetivada.

ACESSO DE SEUS DADOS POR TERCEIROS

A precisão dos dados coletados é fundamental para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das pesquisas.

Ao realizas o cadastro e finalizar sua avaliação o USUÁRIO não terá mais acesso a sua conta cadastrada, sendo está desvinculado dos dados gerados após finalizada a avaliação, não sendo possível dessa forma vincular novamente a resposta ao cadastrado.

Colaboradores da campanha SEU CEREBRO DIZ poderão fazer download dos dados gerados pelo USUÁRIO dados para análise, sendo que a partir da aceitação deste termo autoriza expressamente essa transmissão de dados que poderão, ou não, ser acessados ou utilizados por terceiros.

A Plataforma poderá sofrer alterações, como mudança de gráficos, cores, layout, sem a necessidade informar-lhe previamente.

DIREITO AUTORAL:

Todo e qualquer material, marcas, logomarcas, nomes, conteúdos gráficos disponibilizados no site pertencem a campanha SEU CEREBRO DIZ ou terceiros, sob reserva de direitos autorais ou intelectuais.

O USUÁRIO NÃO poderá utilizar, modificar, reivindicar, tentar registrar, reproduzir ou praticar qualquer outro ato, mesmo efetivando sua avaliação, sobre estes itens disponibilizados na Plataforma, sob pena de ser responsabilizado nos termos da Lei.

O USUÁRIO também, NÃO poderá vender ou comercializar qualquer publicidade, patrocínio ou promoções através da Plataforma.

O USUÁRIO ainda, NÃO poderá utilizar qualquer sistema automatizado, como “robôs” ou outros sistemas congêneres que permitam acesso automático a plataforma

PRAZO E CESSÃO DE DIREITOS

Estes TERMOS E CONDIÇÕES possuem validade e estarão em vigor determinado pela duração da campanha SEU CEREBRO DIZ.